LOADING

Type to search

Share

Se tem uma cidade no Brasil que eu amo voltar é São Paulo. Considerada a maior cidade da América Latina, e uma das cidades mais populosas do mundo. Sampa, tem uma vibe cosmopolita cheia de estímulos, arte, cultura, natureza, concreto e diversidade. E é exatamente por isso que amo voltar pra São Paulo, você encontra o Brasil e o mundo em um único lugar. Há quem goste de ir pra terra da garoa pra desfrutar da culinária diversificada, eu já prefiro me alimentar de arte e cultura presente nos inúmeros museus e nas ruas da cidade.

Comecei a visitar Sampa há 10 anos atrás por causa do trabalho, e me encantei pela selva de pedra. E ao longo desses 10 anos tive diversas oportunidades de voltar a capital paulista para curtir o que ela tem de melhor. Como a cidade tem um ritmo frenético e mil opções de coisas para se ver e fazer, do mais barato ao mais caro, separei alguns lugares que adoro voltar em São Paulo. Confere aí 😉

Av. Paulista

Inadmissível ir a São Paulo e não conhecer a famosa Av. Paulista, que é o coração da cidade e seu cartão postal. A Paulista é uma das principais ruas de Sampa, tem diversos prédios comerciais, alguns shoppings, museus, centros culturais e até um parque bem bonito em plena Paulista.

Aos domingos, a avenida é fechada para os carros e aberta para as pessoas circularem e explorarem a arte de rua e os diversos centros culturais e museus ao longo da avenida. Caminhar pela Paulista aos domingos é como ver a cultura do Brasil em uma única rua. Tem shows de bandas, dança, arte de rua, teatro, feira de antiguidades. E é claro o tradicional pastel de feira paulistano, que recomendo comer junto com aquele caldo de cana com limão que eu amo. 🙂

Você pode se divertir e apreciar exposições de arte de alta qualidade completamente de graça no Centro Cultural Fiesp (o meu preferido, sempre tem exposições modernas e fantásticas lá), o Itaú Cultural, Casa das Rosas, Japan House e o Sesc Paulista. O MASP, também fica na Paulista, mas é pago, R$ 45,00 a entrada. Reserve um dia ou pelo menos um turno, para conhecer todas as atrações da avenida mais famosa do Brasil.

Jardins

O bairro é conhecido pelo seu comércio de luxo nas redondezas da Rua Oscar Feire, onde ficam as lojas conceitos de diversas marcas famosas. Também tem muitos restaurantes de chefs balados e cafés. É uma região bem bonita para caminhar e descobrir o lado mais chique da cidade. A região tem muitos pubs, e o meu preferido é o O’Malley’s Bar. É um pub no estilo inglês bem tradicional, com sala de jogos, banda de rock, um bom restaurante e muita gente animada. Ótimo pra praticar inglês, já que é parada obrigatória dos gringos que estão em SP.

Centro Histórico

Também é um roteiro cheio de atrações interessantes, recomendo fazer o Free Walking Tour, que é um passeio guiado pelos principais pontos turísticos de SP, com contribuição voluntária no final. Os guias contam um pouco da história de São Paulo e do Brasil enquanto passam pelos principais prédios históricos.

Um dos lugares que acho que vale a pena a visita é o Edifício Itália, que é um dos maiores prédios do Brasil. No terraço tem um restaurante caríssimo com uma vista 360 º da cidade. É lindo, vale a pena ir tomar um drink apreciando o pôr do sol e o anoitecer da selva de pedra.

O Farol Santander também é um dos prédios mais altos do país. O lugar possui algumas exposições bem bacanas e no seu terraço um mirante pra observar a terra da garoa.

A Pinacoteca, sem dúvida é meu lugar preferido na cidade, só arquitetura vale a visita, dá pra fazer fotos lindas, dentro e fora do prédio. E normalmente quando vou a Sampa, gosto de ir conferir as exposições que sempre me surpreendem e me emocionam. Bem próximo, é possível conhecer a Estação da Luz (na frente) e o Parque da Luz (ao lado), que são muito bonitos e charmosos, com arquitetura no estilo britânico.

Pare no Mercado Municipal de São Paulo para comer o tradicional pão com mortadela, tem de todos os tipos e preços. Eu comi o mais tradicional, mas confesso que achei pesado e gorduroso, mas tem que provar. O lugar é bem organizado, limpo, tem bons restaurantes e bancas com todos os tipos de comidas.

E é claro, aproveite para fazer umas comprinhas, no famoso comércio popular de São Paulo na 25 de março (bom pra comprar presentes e alguns eletrônicos), já na rua José Paulino e no Brás aproveite para comprar roupas bem baratas. Para comprar roupas eu prefiro o Brás.

Vila Madalena

É conhecido por ser o bairro boêmio de São Paulo. Tem muitos bares, restaurantes e baladas descoladas. A noite as ruas ficam lotadas de turistas e paulistanos. É na Vila que fica o Beco do Batman, que é repleto grafites lindos pelas paredes do Beco, que encantam os turistas que passam por lá.

#DicasVaiparaoMundo:

  • Use o transporte público, é rápido, barato e seguro, só evite os horários de pico, para não morrer esmagado e entediado no trânsito.
  • Evite caminhar pelo Centro da cidade a noite, não é um lugar muito seguro. Já a Vila Madalena e a região do em torno da Paulista, Jardins são mais seguros, assim como outros bairros.
  • Fique pelo menos 4 dias em São Paulo, pois a cidade tem uma infinidade de atrações.
  • Hospede-se próximo da Av. Paulista, para se deslocar facilmente pra qualquer ponto da cidade de metro ou ônibus.
  • Caminhe pelas ruas, observe as pessoas, a arquitetura, a cultura e a diversidade da cidade.
  • Aproveite as diversas programações gratuitas que a cidade oferece.
  • Apesar de São Paulo oferecer opções para todos os bolsos, a cidade em si tem um custo de vida bem alto, então por mais que você faça só programas gratuitos, vai gastar um pouco mais na hospedagem, alimentação e transporte, do que outras cidades.

Vai para o mundo conhecer a maior cidade da América Latina? 🙂

Tags:
Carol Risueño
Carol Risueño

Viaja sozinha com uma mochila nas costas, com a inquietação de descobrir pessoas, culturas e lugares diferentes. É curiosa, quer sempre saber o que tem do outro lado, adora o desconhecido e desafiar seus medos. Ama natureza, praia, cultura e uma boa aventura. Monet, pintor impressionista francês, é seu grande ídolo. Relações Públicas, gaúcha, pisciana. Acredita que viajar torna as pessoas melhores e mais felizes.

    1

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d blogueiros gostam disto: