LOADING

Type to search

Share

A última coisa que a gente pensa quando está planejando uma viagem é ficar doente. Montar uma farmacinha com remédios pode evitar momentos de stress se aparecer aquela dor de cabeça chatinha ou até uma uma diarreia causada por uma comida mais forte. Ter o seu kit à mão pode ser a diferença para uma viagem tranquila. Até porque em vários países há restrições para compra de remédios, além da dificuldade com o idioma.

Para facilitar seu trabalho, preparamos uma relação com os principais medicamentos que você deve ter numa farmacinha.

Importante: se você usa medicamentos de uso contínuo, lembre de levar a receita do seu médico junto com os remédios, que devem estar em quantidade um pouco a mais dos dias que você estará fora (nunca se sabe quando um voo pode ser cancelado né?).

O que colocar na farmacinha:

Separamos os medicamentos por grupos, para ficar mais fácil:

1. ANALGÉSICOS E ANTITÉRMICOS

São aqueles básicos, usados para aliviar todo tipo de dor e febre, como o paracetamol, ibuprofeno e dipirona. Sugiro levar pelo menos duas opções, pois em caso de dores persistentes, eles podem ser administrados concomitantemente, melhorando a eficácia.

Exemplos: Novalgina, Tylenol, Advil, Alivium, Neosaldina, Aspirina.

2. RELAXANTES MUSCULARES

Fundamentais para evitar aquela dor nas costas de carregar a mochila por horas, ou até para o incômodo no ouvido após decolagens e aterrizagens, não deixe de levar pelo menos uma cartela de comprimidos e uma pomada ou spray para batidas ou hematomas.

Exemplos: Dorflex, Dorilax, Mirtax, Cataflan, Hirudoid.

3. ANTI-INFLAMATÓRIOS

As mudanças de temperatura, excesso de ar condicionado do avião, e muitos outros fatores podem causar facilmente inflamações. Por isso é sempre é bom levar um ati-inflamatório.

Exemplos: Deocil, Profenid, Feldene, Predsim.

4. ANTIGRIPAIS, DESCONGESTIONANTES E REMÉDIOS PARA GARGANTA

Quem nunca sentiu aquele resfriado chegando no meio da viagem que atire o primeiro lencinho. E a diferença entre desperdiçar vários dias valiosos de passeio ou não pode estar na farmacinha. Leve antigripais, descongestionantes nasais, pastilhas e spray para a garganta.

Exemplos: Resfenol, Cimegripe, Naldecon, Trimedal, Coristina (antigripais); Sptrepsils Flogoral, Neopiridin Spray (garganta); Neosoro, Sorine, Vick Vaporub (descongestionantes).

5. ANTIESPASMÓDICOS, DORES ABDOMINAIS E MENSTRUAIS

Os remédios para dor abdominal e cólicas (intestinais ou menstruais) são imprescindíveis. Tenha sempre uma cartela.

Exemplos: Buscopan, Buscofem, Atroveran, Ponstan.

6. DIGESTÃO E INTESTINO

Outro item fundamental, afinal, quando estamos viajando, mudamos nossa alimentação, e rotina, que pode gerar vários desconfortos como azia, má digestão, intestino preso, diarreia, etc. Tenha sempre à mão antiácidos, digestivos, remédios para diarreia e para gases.

Exemplos: Luftal (gases), Floratil (diarreia), Omeprazol, Eno pastilhas, Magnésia Bisurada (azia e má digestão), Tamarine (prisão de ventre).

7. FÍGADO, EXCESSO DE ÁLCOOL E ENJOOS

Seja por causa de uma bebidinha a mais, ou também para o pessoal que enjoa facilmente em veículos, barcos e aviões, não esqueça dos antieméticos (remédios para náuseas e enjoos), algum medicamento para o fígado e – claro – para ressaca.

Exemplos: Dramin, Plazil, Vonau (enjoos); Epocler (fígado); Engov (ressaca).

8. ANTIALÉRGICOS

Importantíssimo tanto para quem tem alergias respiratórias (que podem explodir com um simples quarto de hotel mais úmido), quanto para alergias que podem aparecer de repente (como uma picada de inseto). Leve aqueles medicamentos que você já está acostumado, e evite aqueles que dão sono.

Exemplos: Allegra, Caritin (comprimidos); Polaramine (pomada); Busonid ou Noex (spray).

9. ANTIBIÓTICOS

Se você costuma ter viroses ou infecções bacterianas, converse com seu médico e veja a possibilidade de levar uma receita e os medicamentos para uma necessidade.

10. PRIMEIROS SOCORROS

Não deixe de levar curativos, esparadrapo, spray antisséptico, uma tesourinha, algodão, gase e água oxigenada. Em viagens com trilhas, praia, etc, pode ser a salvação. Sem contar com as famosas bolhas que surgem nos momentos mais inoportunos.

11. OUTROS

Outros itens indispensáveis na farmacinha: remédio para infecção urinária, assadura, colírio, repelente, protetor labial, camisinhas e um termômetro.

Exemplos: Pyridium (infecção urinária), Nebacetin (assaduras), Moura Brasil (colírio), Exposis (repelente), Nivea Med Repair (protetor labial); pomada Minâncora (de espinhas até desodorante).

Agora que você já tem todos os medicamentos, seguem algumas dicas para finalizar sua farmacinha:

  • Separe uma necessarie espaçosa e com divisões;
  • Tire os medicamentos das caixas, tomando cuidado de verificar se todos têm a validade nas “cartelas” também;
  • Junte todas as bulas, prendendo com um elástico;
  • Sempre que possível opte por comprimidos e não por líquido; além de diminuir peso e volume, não tem problema para passar pela aduana;
  • Coloque os medicamentos líquidos em embalagens de plástico (tipo zip). Evite aqueles com mais de 100 ml (em caso de precisar levar na bagagem de mão).
  • Deixe as receitas junto com os medicamentos.

Tudo pronto! Agora é embarcar e torcer para não precisar usar nada disso. Mas com a tranquilidade de saber que numa necessidade, a ajuda está na mala. 😉

Tags:
Gabi Brunelli
Gabi Brunelli

Gaúcha que nasceu em São Paulo, mãe da Luiza, apaixonada por viagem, mergulho, fotografia e futebol. Descobriu que sofre de crises de abstinência se não tiver pelo menos dois roteiros já planejados. Nem que seja até a cidade ao lado. Publicitária de formação, curiosa por opção.

    1

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d blogueiros gostam disto: