LOADING

Type to search

Hogmanay: a incrível festa de ano novo de Edimburgo

Gabi Brunelli
Share

O ano novo para mim sempre foi sinônimo de festa, calor, praia… A ideia de passar a virada no frio nunca me agradou. Mas este ano foi diferente. Como estaria em Londres no Natal, resolvi buscar a melhor festa de ano novo da Europa. E realmente encontrei: O Hogmanay de Edimburgo. Não é apenas o melhor ano novo do velho continente, mas talvez um dos melhores do mundo.

Já havia visitado e me apaixonado pela Escócia em 2016. E Edimburgo em especial. Um país com uma história incrível, paisagens deslumbrante e um povo super receptivo ainda promove uma festa inesquecível.

Hogmanay significa “último dia do ano”. Mas a comemoração escocesa dura 3 dias, sendo mais importante que o Natal. Mas de onde veio esta tradição?

História

A origem do Hogmanay data do século XVI, durante o reinado de Carlos I. Nesta época acontece a Guerra Civil Inglesa, entre o parlamento liderados por Oliver Cromwell e os monarquistas. O conflito termina com a prisão e a condenação do rei à morte em 1649. Neste período, a Comunidade da Inglaterra, Irlanda e Escócia se torna uma república até 1660, quando a monarquia é restaurada. E é Crownell que assume o poder até sua morte em 1658.

Religioso fervoroso e puritano (grupo dentro do anglicanismo que defendia uma interpretação mais purista dos textos religiosos), Oliver Cromwell ficou conhecido por perseguir católicos na Irlanda e na Escócia. E sob suas ordens, em 1647 o Parlamento baniu as celebrações de Natal. Guardas circulavam pelas ruas com ordem de confiscar qualquer comida se desconfiassem que estavam destinada a alguma ceia e de impedir até grupos cantando músicas natalinas pelas ruas.

Mesmo com a liberação das comemorações com o retorno da monarquia, 13 anos mais tarde, a comemoração do Natal não era vista com bons olhos na Escócia. Por isso o dia 25 de dezembro se manteve como um dia qualquer até o ano de 1958.

E o Hogmanay, comemoração do ano novo, se tornou mais importante, sendo  a celebração do réveillon mais longa. Na Escócia até o dia 2 de janeiro é feriado nacional. O ano novo é comemorado com paixão e muita festa, os Escoceses consideram o Hogmanay uma oportunidade para reunir amigos e desconhecidos e juntos dar boas-vindas ao ano novo

Tradições escocesas

Em um país que tem em sua longa história influências gaélicas, vikings e cristãs, não poderiam faltar tradições muito legais de final de ano. Se você for passar o Hogmanay em Edimburgo, pode se deparar com algumas delas. Conheça algumas:

Primeiro Passo

O “primeiro passo” talvez seja a mais famosa das tradições de Hogmanay, remontando aos tempos das invasões vikings. Significa a primeira pessoa a entrar em sua casa depois que o relógio bate meia-noite no ano novo, que é vista como a portadora de boa sorte para o próximo ano. A tradição diz que, para garantir boas vibrações durante o resto do ano, seu “primeiro passo” deve ser um homem de cabelos escuros (pois os homens de cabelos loiros não eram particularmente populares após a invasão viking), Mas hoje em dia a família e os amigos já são suficientes para garantir um bom ano.

“Saining”

Esta talvez seja a tradição menos praticada atualmente. Segundo o folclore escocês, Sainig é a prática de abençoar sua casa e seu “gado” pelo ano novo. Se você quiser tentar, tudo o que você precisa fazer é espalhar água mágica de um rio que foi atravessado pelos vivos e pelos mortos, e depois queimar galhos de zimbro em toda a sua casa, antes de respirar o ar fresco do ano novo. E boa sorte!

Cerimônias com fogo

O fogo está presente em vários costumes do Hogmanay. Na Procissão de Tochas, por exemplo, milhares de pessoas saem às ruas de Edimburgo com tochas acesas. Em Stonehaven, as pessoas desfilam pelas ruas girando bolas de fogo sobre suas cabeças. Essas cerimônias escocesas remontam ao período anterior ao cristianismo e alguns dizem que o fogo significa o sol e que purifica o mundo afastando os maus espíritos.

Dança Ceilidh

A palavra ceilidh significa reunião ou festa e historicamente era um termo usado para uma reunião social em um espaço comunitário, que tinha música, dança e narração de histórias. Essas festas eram comuns durante o Hogmanay e até hoje existem ceilidhs tradicionais em toda a Escócia, onde as pessoas se reúnem e dançam ao som da música tradicional escocesa. Durante a festa em Edimburgo, você poderá escoceses dançando passos típicos do ceilidh pelos pubs da cidade.

*informações e fotos do site oficial do Hogmanay

O que fazer no Hogmanay

A programação dos 3 dias festa é intensa e tem evento para todas as idades.. Festa de rua, procissão, concerto de música clássica, projeções em prédios históricos e muito mais. Você encontra a programação complena no site oficial o evento. E a dica é se programar e comprar os tickets com antecedência, pois vários esgotam.

Claro que existem os “imperdíveis”. E aqui vão as nossas sugestões daqueles que valem a pena participar ou no mínimo assistir:

 

Torchlight Procession

Quando: dia 30/12 das 19h às 21h

Onde:  do centro histórico até o Holyrood Park

Preço: 3 libras a entrada e 10 libras a tocha (não é obrigatório a tocha)

Como é:

Como já comentamos, o fogo é um elemento importante na cultura escocesa. A procissão das tochas reune milhares de pessoas (em 2019 foram 20 mil) que caminham da Royal Mile, na cidade velha, até o Holyrood Park.

Chegando lá, formam um desenho que é diferente a cada ano, definido numa votação pelo povo escocês. O tema do Hogmanay 2019 foi “Be Together” e o desenho formado foram duas pessoas de mãos dadas. O percurso é acompanhado por bandas tradicionais escocesas, com as famosas gaitas de fole, grupos que fazem performances com bolas de fogo e até – pasmem – escolas de samba escocesas.

Um palco com shows de música tradicional escocesa espera a multidão no final do percurso. E às 21h, um grande show de fogos na Carlton Hill ilumina o céu de Edimburgo. Lindíssimo.

Dicas:

  • Chegue cedo. Há 3 entradas, que você escolhe a que quer na hora da compra do ticket. Elas abrem às 17h30. Nós chegamos mais tarde e ficamos muito atrás, o que achamos que nos impediu de ver as atrações da procissão, como os grupos de gaiteiros e de bolas de fogo. E quando chegamos ao final do percurso, a formação da figura já tinha sido desfeita.
  • Leve bebidas e comidas, pois é bastante tempo de pé esperando e depois andando. E só tem lugar para comprar no final, e pode ter filas. Além disso, no final serádifícil encontrar um lugar pra jantar, pois muitos estarão fechados ou lotados.
  • Vá com roupas bem quentes e que possam sujar, pois as tochas fuligem. E também, o local dos fogos é um gramado, que provavelmente estará úmido e com algum barro (chove bastante na Escócia). Então capriche nas meias e calçado impermeável.
  • Prenda o cabelo e evite casacos com aqueles “pelinhos”, pois algumas faíscas das tochas voam. Não se preocupe que não vimos nenhum princípio de incêndio (rsrsrs), mas melhor não arriscar chamuscar seu cabelo né?
  • Prepare-se para caminhar muito e ficar de pé muito tempo. Inclusive para voltar, pois as ruas estarão todas fechadas para a circulação de carros no final, então zero chance de pegar um taxi ou uber.

Alternativa: se você acha que é muito tempo caminhando, ou não curte o lance de multidão e fogo junto, mas quer participar de alguma maneira, temos algumas sugestões, porque achamos que a experiência de ver o evento vale muito a pena:

  • Assista o povo passando pelas ruas da cidade. Muita gente acompanha nas calçadas.
  • Vá direto para o Holyrood Park, leve comida e bebidas e um pano ou algo para sentar na colina. De lá, assista a formação da figura feita pelas tochas, os shows do palco e os fogos de artifício. E divirta-se!

Candlelit Concert

Quando: dia 31/12 das 18h às 19h30

Onde: St. Gilles Cathedral

Preço: 20 libras

Como é:

Um concerto de música clássica na belísima catedral de St. Gilles, no centro histórico de Edimburgo. Este não conseguimos participar, mas a dica é comprar o ingresso com bastante antecência porque esgota muito rápido, e chegar cedo para conseguir um bom lugar. As portas abrem às 17h.

Bairns Afore

Quando: dia 31/12 das 17h às 18h

Onde: West Princes Street Gardens

Preço: de 7,50 a 20 libras (tem vip)

Como é:

O Hogmanay é uma festa para todas as idades! Tanto que escolhi ir pra lá com toda minha família, desde meus sobrinhos de 6 e 8 anos, passando por minha filha de 15, até meus pais de 68 e 71 anos. E todos aproveitaram muito. Um exemplo maravilhoso da preocupação do evento com a família é o Bairns Afore.

Bairn é uma palavra escocesa que significa “criança”. E afore significa antes. Como a Street Party, que é a virada propriamente dita, só aceita entrada a partir de 12 anos, eles criaram um outra “virada” só para os pequenos.

Ela acontece nos jardins da Princess Street (mesmo local que à noite tem o show principal), com uma super disputa de DJs tocando músicas que embalam crianças e pais. E às 18h, os pequenos têm seu próprio show de fogos de artifício para comemorar o ano novo. Sensacional! Meus sobrinhos adoraram. E os pais e avós também.

Street Party

Quando: dia 31/12 das 19h30 à 1h

Onde: Princes Street e várias outras ruas no entorno

Preço: 30,5 libras

Como é:

Sensacional. Maravilhoso. Incrível. Acho que são as melhores palavras para descrever a festa principal do Hogmanay. Imagine 75 mil pessoas espalhadas pelas ruas, vários palcos, telões, shows, performances de artistas locais e internacionais. E no final não apenas um, mais dois espetaculares shows de fogos de artifício. Um às 23h e outro na virada. Os fogos saem de trás do Castelo de Edimburgo, que fica no alto, então a visão é simplesmente deslumbrante.

Após a queima de fogos, a multidão se une em grupos de mãos dadas para cantar a tradicional Auld Lang Syne, cuja letra, que fala da importância dos velhos e novos amigos é um poema de Robert Burns, principal poeta escocês. É a tradição do Hogmanay: fazer amigos!

Nem o frio intenso (a sensação estava abaixo de zero) deixa a festa menos calorosa. Realmente muito legal. E tudo muito seguro e organizado. À 1h acaba a festa, mas a galera segue na rua em direção aos pubs, que nesse dia continuam até mais tarde.

Dicas:

  • É permitido levar sua própria bebida, desde que não sjea em embalagem de vidro ou em embalagens maiores que 500 ml. Nós compramos vinho de latinhas e também colocamos vinho em garrafas de carregar água. Super prático.
  • Os portões fecham às 22h30, então cuide para não perder a hora da entrada. Escolha o portão de entrada que seja mais perto do seu hotel na hora de comprar o ticket. Se estiver hospedada longe do centro não se preocupe porque o transporte público é gratuito durante a noite da virada.
  • Vá abrigado, pois esfria bastante à noite. Mas use roupas confortáveis porque você vai dançar muito!
  • Fique num lugar que tenha vista pro Castelo, pois lá serão os fogos. E a visão é maravilhosa. Há telões que transmitem o que está acontecendo no palco principal (que fica na área dos Gardens – que é uma festa mais cara) por toda parte.

Loony Dook

Quando: dia 1º/01 às 14h15

Onde: South Queensferry

Preço: 10 libras

Como é:

Com certeza um dos eventos mais divertidos do Hogmanay, começou em 1986 como uma forma de curar a ressaca da festa da noite anterior e virou uma tradição. Milhares de pessoas fantasiadas fazem um desfile que termina com uma banho no congelante rio Firth ou Forth. Se você tiver coragem de se jogar na água, compre o ingresso com bastante antecedência, porque por incrível que pareça, esgota muito rápido. Mas se quiser simplesmente assistir, tem área para os espectadores.

Dicas:

  • South Queensferry fica a 15 km do centro de Edimburgo. A melhor maneira de ir até lá é de ônibus. Várias linhas saindo do centro da cidade levam até lá. A viagem dura em torno de 45 minutos.
  • Na volta provavelmente o ponto de ônibus estará cheio, então provavlemente você terá que esperar bastante. Vale a pena tentar rachar um uber com outras pessoas.
  • Se for mergulhar, há área para trocar de roupa. Leve uma roupa seca e tome um whisky depois para esquentar.

Dê uma olhada neste vídeo para sentir a coragem desse povo!

Messages from The Sky

Quando: dia 1º/01 a 25/01 após anoitecer

Onde: vários prédios e locais da cidade

Como é:

São projeções em prédios e locais históricos da cidade. Em 2019 o tema foi “Shorelines”, uma coleção de cartas para a Escócia refletindo sobre o relacionamento do país com os mares, águas e costas e suaherança marítima. Os textos foram dosescritores: Charlotte Runcie, Irvine Welsh, Kathleen Jamie, Kayus Bankole e Robin Robertson. Assistimos alguns deles e com certeza vale a pena. Além de lindos, tinham reflexões muito legais.

Além das atrações do Hogmanay, vale a pena conhecer o Mercado de Natal, que funciona no Princess Garden também. Além de lindo, é enorme, com muitas lojinhas, comidas e atrações. Saiba mais no site.

Não esqueça de comprar os ingressos das atrações que desejar com antecedência. A retirada dos tickets pode ser feita lá em Edimburgo na Box Office. Não esqueça de levar o cartão com o qual comprou.

*todos os preços mostramos aqui são da festa de 2019

Onde ficar em Edimburgo

Edimburgo é uma cidade relativamente pequena, que dá pra fazer quase tudo a pé. Apesar de muitas subidas e descidas. Para curtir a cidade, o ideal é se hospedar perto do centro antigo. Recomendo a região do Grassmarket ou a região da Princes Street.

Durante a Hogmanay a cidade fica realmente lotada, então se programe com antecedência.

Duas opções que utilizamos e recomendamos são:  Cityroomz Edinburgh e o Kick Ass Grassmarket (hostel)

O site do evento tamém oferece pacotes com os tickets e a hospedagem. Vale conferir.

Tags:
Gabi Brunelli
Gabi Brunelli

Gaúcha que nasceu em São Paulo, mãe da Luiza, apaixonada por viagem, mergulho, fotografia e futebol. Descobriu que sofre de crises de abstinência se não tiver pelo menos dois roteiros já planejados. Nem que seja até a cidade ao lado. Publicitária de formação, curiosa por opção.

    1

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d blogueiros gostam disto: