LOADING

Type to search

Share

Na minha humilde opinião, não é a toa que Edimburgo é considerada uma das cidades mais bonitas do Reino Unido. Confesso, quando fui a primeira vez, não estava muito entusiasmada, mas eu me apaixonei por esse lugar de uma maneira, que entrou no meu The top 5 cities in Europe.

Como vocês já devem ter percebido, aqui no Vai para o mundo, buscamos trazer dicas que fujam um pouco dos roteiros mais tradicionais – claro, sem nunca excluir o que é imperdível! – mas dando sugestões de experiências e lugares legais que descobrimos e que marcaram nossas passagens por cada cidade ou país. Edimburgo com certeza tem tantos desses lugares que merece estar sempre no roteiro de quem está indo passear pelo velho mundo!

O que fez Edimburgo entrar no meu seleto “Top 5”?

Foi muita música escocesa pelas ruas, um mix de paisagens urbanas e rurais, uísque barato para esquentar o frio e, claro, um monte de escoceses gatos usando kilt (a tradicional saia escocesa ) e tocando gaita de foles nos pubs.

Primeiro, minha dica de ouro é: alugue um quarto no Bed and Breakfast da Dona Karin (link aqui). Não importa se você está indo em lua de mel, com amigos, sozinho… alugue um quarto!

A Dona Karin é uma senhorinha típica alemã, que fala alto. Com orgulho, espalhou pela casa todas as medalhas que o marido ganhou durante a guerra, e faz você se sentir mais em casa do que na sua própria casa. Preço justíssimo, casinha aconchegante como de vó, e a melhor parte: a Dona Karin faz o seu english breakfast na hora que você desce de pijama mesmo, com os ovos do jeito que você quiser. Juro, tudo nessa casa é uma delícia!

Para digerir todas essas delícias, vá caminhando até a orla da praia. Sim, tem praia em Edimburgo! Eu não consegui entrar no mar (por motivo óbvio de muito frio), mas vale a pena o passeio para fazer fotos legais e, principalmente, para ver como é a rotina dos escoceses, pois a orla fica fora dos roteiros turísticos em uma zona bem residencial.

Quem me conhece sabe que eu me “borro” toda de medo de espíritos, mas ir a Edimburgo e não fazer um Ghost Tour, não é ir a Edimburgo. Por se tratar de uma cidade medieval, tem várias lendas de arrepiar dos cabelos até os pés. Eu confesso que fiquei uns quatro dias sem dormir direito, achando que o pé que ficou arrepiado seria o que viriam puxar, mas mesmo assim, valeu muito a pena.

O tour começa no fial da tarde, em torno de 19h (dependendo do dia da semana), na Mercat Cross, na Parliament Square – bem no centro e perto dos pubs! Então para não ter que ir até a Dona Karin e voltar, aproveitei e experimentei alguns uísques diferentes, o que particularmente acho que deixou o passeio bem mais legal. Enfim, depois o tour segue até os porões que são conhecidos como “vaults”, onde o guia conta tudo que aconteceu por lá. Não vou contar por que não quero que vocês não tomem sustos. Bricadeiras a parte, independentemente de você acreditar ou não em fantasmas, indicamos que você faça esse tour porque vale para aprender bastante sobre a história de Edimburgo além de poder visitar os porões da South Bridge. No centro tem vários cartazes oferencendo o tour, que dura cerca de uma hora e meia e custa em torno de 13 libras (para um adulto). Oportunidade imperdível!

Depois desse passeio, você vai querer mais umas doses de uísques, então sugiro que vá até a Grassmarket, a rua dos pubs. Tem pub para tudo que é gosto, com nomes engraçados e atrativos. Eu particularmente, adoro o Biddy Mulligans . Com música ao vivo, gritaria, gente bonita e muita paquera, é o lugar perfeito para terminar seus dias em Edimburgo. No verão, a Grassmarket, fica cheia de mesinhas na calçada! Com sol, fica um clima delícia para tomar uma cervejinha.

Dos lugares bem turísticos, tem dois que não podem faltar: andar pelas ruas de Old Town e ver Edimburgo do alto do Arthur’s Seat.

Old Town ou Cidade Velha, é aquela parte da cidade com um ar mais medieval e é ali que fica o imponente Castelo de Edimburgo (que na minha opinião não vale a pena entrar, mas a Gabi Brunelli com certeza vai ter dizer que vale hehehe). A dica aqui é: caminhe, caminhe, caminhe. Entre nas ruazinhas, olhe para todos os lados e bata muita foto.

Dentro do Holyrood Park, o maior parque por lá, ficam as trilhas que levam até o topo do Arthur’s Seat. Há quatro trilhas que os guias sugerem, mas nós acabamos fazendo a nossa própria trilha, que se resume basicamente em: olhar para o topo do morro e atalhar pelo meio do morro para ver se chega logo e acaba a tortura. Foi mais de uma hora de subida, mas valeu muito a pena. A vista é incrível e o lugar é realmente fascinante.

Poderia ficar até amanhã escrevendo sobre esta cidade que tem meu coração. Reuni um pouco do que me fez e me faz amar Edimburgo. Dá uma olhadinha neste vídeo da segunda vez em que fui para lá, e que está beeeem “díver”!

Espero ter convencido ou  despertado a curiosidade em vocês para conhecer um pouco da Escócia, que tem outros lugares sensacionais também!

Vamos montar esse roteiro então? Escreve para a gente que montamos um roteiro que, prometo, ficará a sua cara!

See you!

Beijos com carinho!

Gabi S.

Tags:
Gabi Sarturi
Gabi Sarturi

Metade italiana, brasileira da cabeça aos pés e cidadã do mundo. Viciada em seguir uma vida saudável, chega nos lugares já sabendo onde vai comer. Não tem um belo armário, cheio de peças da moda mas, têm memórias de vento na cara, de dias longos, de sabores novos, de muitos embarques e desembarques, sempre com boas histórias para contar, seja sobre Londres, Bangkok ou Floripa.

    1

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d blogueiros gostam disto: