LOADING

Type to search

Share

Viajar para o deserto já é uma coisa complicada.. de dia, muito calor; à noite, um frio cortante. Mas, e aí? O que levar na mala? Tentei colocar aqui uma listinha de coisas básicas que eu utilizei para tornar essa variação climática tão acentuada mais aprazível quando visitei o Atacama. Espero que te ajude a arrumar as malas e a curtir, sem problemas, esse lugar tão lindo e mágico!

1) PROTETOR SOLAR

O sol, meus amigos, realmente é de lascar. Esqueça tudo aquilo que você já viu e lembre-se dos desenhos animados.. é aquela mesma imagem de deserto, sol rachando no céu e sem nenhuma sombra por perto. Portanto, o protetor solar é um item fundamental (inclusive no início da manhã) – aqui também leve em consideração a possibilidade de levar boné ou viseira ou chapéu. Eu não cheguei a levar, mas vale a pena para quem vai caminhar muito no sol (especialmente após o meio-dia). E, claro, óculos escuros para proteger seus lindos olhinhos 😉

2) PROTETOR LABIAL

Seguindo a onda do protetor solar, o clima muito seco do deserto resseca a pele com força. E seus lábios também. Portanto, é imprescindível para protegê-los da variação térmica absurda um protetor labial. Eu gosto muito de um da nivea, que vem com protetor solar. Cuidado com manteiga de cacau, ela pode deixar os lábios mais finos e, consequentemente, com o frio, eles podem rachar.

3) HIDRATANTE

Esse é item que vai andar com você; a pele fica muito seca, e ele ajuda a dar uma amenizada nisso.

4) SORO FISIOLÓGICO

Além da pele, o nariz também resseca muito (o meu sangrava um pouquinho quase todo dia pela manhã). Então, é prudente sempre hidratar as narinas com soro fisiológico, até facilita na hora das caminhadas, dá uma aliviada e você consegue respirar melhor. Tem uns que são vendidos em tamanho menor, que vêm com um bico e facilita muito a aplicação. (Não aconselho usar remédios para nariz, e sim o soro mesmo, afinal, é só para umedecer as narinas).

5) LÁGRIMA ARTIFICIAL

Também levei e foi muito útil, porque os olhos também ressecam (tá achando que é brincadeira ir pro deserto? rsrs). Pingava sempre, ao longo do dia.

Graças a Deus essas foram as únicas lágrimas que tive no Atacama, apesar de ter passado um aperto quando meu cartão não passou e ficou bloqueado – mas isso é assunto pra outro post.

6) CACHECOL, LUVAS E TOUCA – E ROUPA DE FRIO PESADA

Se você for fazer os passeios aos Geysers del Tatio e às Lagunas Altiplànicas, por exemplo, são itens obrigatórios. Além de sair muito cedo, de madrugada, são lugares muito altos, muito frios no começo. Além disso, as roupas protegem do vento também; quando mais quentinhos forem, melhor. Nos Geysers, por exemplo, peguei -7 graus, em março!! então, vale levar sim, pra não morrer de frio. Mulheres: meia-calça de lã ajuda. Homens, a famosa ceroula é o que vai salvar vocês 😉

7) TRAJES DE BANHO

Ao mesmo tempo, há visitas a lagunas termales (lagoas de águas termais), em que você pode tomar banho – no próprio Geysers também! Portanto, não se esqueça dos trajes de banho e de uma toalhinha para se secar.

8) ROUPAS LEVES

Como eu disse, o amanhecer é bem frio, mas, conforme as horas vão passando, vai ficando muito quente. Por isso, também deve levar roupas leves. O ideal é que você se vista como uma cebola, em camadas. Coloque roupa de verão por baixo, um pullover, uma jaqueta grossa e um casaco bem pesado por cima. Nas pernas, estava com uma meia de lã bem grossa e uma legging grossa também. Mas se eu disser que eu não senti frio, é mentira. Mas deu umas 11h30 e já tirei a meia de lã, porque estava quente pra caramba. Essa parte de se vestir em camadas ajuda muito nisso.

9) TÊNIS

Mulheres, podem esquecer o salto alto. Aliás, podem esquecer tudo o que é produto de beleza. Se libertem!!! Curtam a natureza e o que ela te proporciona \o/

Espero ter ajudado um poquinho. Dúvidas? Pergunte aí que tentamos ajudar da melhor forma possível 😉

Tags:
Anny Giacomin
Anny Giacomin

Capixaba da gema, meio italiana, meio canadense (e aqui fica o coração). Apaixonada por tatuagens, promoções de passagens aéreas e conhecer novos lugares e culturas, tem como prioridade na vida desbravar o mundo! Jornalista, flamenguista, virginiana assumida e romântica por natureza (imprópria). Tão fiel quanto possível, tão livre quanto necessário.

    1
Previous Article
Next Article

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d blogueiros gostam disto: