LOADING

Type to search

Share

Não tem como conhecer o Vietnã sem visitar um dos lugares mais impessionantes – e tristes – do país: os famosos túneis de guerra de Cu Chi.

Localizados a 40km de Ho Chi Minh, a antiga Saigon, o complexo de mais de 250m km de túneis ficou conhecido por ser utilizado pelos vietcongs durante a Guerra do Vitenã (que durou mais de 17 anos, até 1975). Através deles, os vietnamitas conseguiram resistir – e talvez superar – ao poder bélico imensamente superior dos americanos.

Curiosidade: apesar de serem conhecidos na Guerra do Vietnã contra os americanos, os túneis na verdade já foram utilizados antes na cahamda Guerra da Indochina, quando os vietnamitas lutaram para se libertar da colonização francesa.

Os túneis são bem estreitos e baixos, o que dificultava a entrada dos americanos, bem maiores que os vietnamitas. Lá dentro era quase uma cidade, com cozinhas, escolas para as crianças, hospitais para feridos, locais para fabricação de armas, etc. Os vitecongs só saiam à noite quando os ataques cessavam.

Como visitar

A melhor maneira é saindo de Ho Chi Minh. Você encontrará diversas operadoras levando para lá. O passeio dura meio dia e custa em torno de 23 dólares por pessoa.

No local, além de conhecer e poder percorrer os túneis, você pode assistir a documentário sobre a Guerra, verá de perto tanques americanos, buracos onde bombas de B-52 caíram, as famosas armadilhas feitas pelos vietcongs na mata, como eles fabricanvam sandálias de borracha que “enganavam” os inimigos gerando pegadas “o contrário” e, se quiser, poderá testar armas utilizadas na época.

#DicaVPM: leve muita água, use proitetor solar e roupas leves, pois o calor é dos mais abafados em que já estive. 

Assista

Vocês devem estar se perguntando: onde está aquele monte de fotos que a gente adora postar no VPM. Mas não tem como dar a noção exata da sensação que é estar em Cu Chi, sabendo de tudo que acoteceu por lá (mais de 3 milhões de pessoas morreram na guerra), sem ser em vídeo.

Eu entrei nos túneis e pude ter uma pequena noção do que deveria ser viver tanto tempo lá dentro. Não tem como não se emocionar. Assista o vídeo. Espero que a gente possa conseguir passar através dele um poucuinho da história e importância deste lugar. E para que coisas como as que aconteceram aqui não se repitam.

Paz e boas viagens!

Mais Vietnã no Vai Para o Mundo

Se quiser conhecer mais do Vietnã clique AQUI e leia as dicas das nossas viajantes sobre os destinos do país.

Booking.com
Tags:
Gabi Brunelli
Gabi Brunelli

Gaúcha que nasceu em São Paulo, mãe da Luiza, apaixonada por viagem, mergulho, fotografia e futebol. Descobriu que sofre de crises de abstinência se não tiver pelo menos dois roteiros já planejados. Nem que seja até a cidade ao lado. Publicitária de formação, curiosa por opção.

    1

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d blogueiros gostam disto: